quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vinho...mais do que prazer, saúde....

  O vinho tinto é fonte de resveratrol (ah, e também de fitoalexina, presente tb no nosso famoso cafézinho). O Resveratrol é um flavonóides que contribue para a prevenção do surgimento de doenças crônicas não-infecciosas, como as doenças cariovasculares (efeito antioxidante) e até mesmo o câncere (efeito quimioprotetor) .
  Hoje em dia os benefícios para o coração de uma taça diária de vinho já são bem famosos, entretanto há dúvidas se o efeito é proveniente do resveratrol ou se é do álcool, uma vez que faltam estudos in vivo que comprovem o efeito do resveratrol sobre o aparelho cardiovascular, o que torna difícil a recomendação na prática clínica.
  Alguns estudos tem demonstrado que o resveratrol pode inibir a proliferação celular, induzir apoptose e bloquear a progressão do ciclo celular em numerosos tipos de linhas celulares de câncer humano, tais como os do cólon, pele, mama, pulmão, próstata, fígado e pâncreas.
  Apesar da falta de estudos científicos totalmente conclusivos , algumas evidências epidemiológicos sugerem que o consumo de uma taça pequena de vinho tinto diáriamente possui efeito protetor contra doenças cardiovasculares.
  Algumas pessoas questionam se podem obter os mesmos benefícios a partir do suco de uva. O que os estudos demonstram é que o suco de uva pode não proporcionar exatamente os mesmo efeitos do vinho tinto, apesar de também apresentar resveratrol, especialmente na variedade feita partir de uvas vermelhas e roxas do tipo Concord, porém outros estudos descobriram que, assim como o álcool, o suco de uva pode diminuir o risco de coágulos de sangue e evitar que o LDL se acumule nas artérias coronárias.

  Outro estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Wisconsin e publicado no periódico "Circulation", analisou os efeitos de duas doses diárias de suco de uva Concord em 15 pessoas com doenças coronárias arteriais. Após duas semanas, as pessoas tiveram um aumento no fluxo sangüíneo e redução na oxidação do LDL. É importante destacar que os sucos ideais são os integrais e não as variedades de sucos que contêm açúcar e ingredientes artificiais.
  Vale comentar também que, um outro estudo realizado por cientistas alemães em 2008 notou-se que camundongos submetidos a uma dieta hipercalórica com alimentação padronizada não se tornavam obesos se ingerissem resveratrol em doses pequenas. Outro grupo de cobaias, com a mesma alimentação, mas sem o anti-oxidante – ganhava peso. Em outra experiência, os cientistas aplicaram o resveratrol a uma amostra de adipócitos(celulas de gordura) imaturos e descobriram que o resultado foi uma diminuição de geração dos mesmos tanto em número quanto em tamanho. Com a aplicação de resveratrol, os adipócitos estavam menores e em menor número. O mais interessante foi que o resveratrol causava a diminuição da geração de gordura dentro das células gordurosas. A partir daí notou-se que o resveratrol pode ser bastante útil para auxiliar no tratamento da obesidade, porém, seria necessário realizar estudos em humanos.
  Concluímos que, pela falta de estudos conclusivos, o uso de vinho tinto moderado ou suco de uva integral podem trazer benefícios  a saúde, mas não garantir a perda de peso ou a proteção total contra doenças cardiovasculares e câncer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário