sexta-feira, 9 de abril de 2010

DETOXI resumo

DETOXIFICAÇÃO:

O termo Detoxificação significa “ redução das propriedades tóxicas de uma substância” . Assim, entendemos que Detoxificação é qualquer processo realizado por um organismo, para eliminação de determinadas substâncias xenobióticas ou até mesmo endógenas.
Um dos principais objetivos da detoxificação é tornar as substâncias em questão em hidrossolúveis (polares) para facilitar a eliminação das mesmas através da urina e da bile.Vale destacar que, muitas destas substâncias são lipossolúveis (apolares). É importante ressaltar também que, existem outras vias de eliminação utilizadas pelo organismo, tais como lágrima, suor, leite e outras secreções.
Todas as células do organismo realizam detoxificação, como as células dos pulmões, rins, epitélio nasal, cérebro, pele, placenta, adrenais e imunológicas mas principalmente as células do fígado e do intestino, já que no fígado está presente cerca de 60% das enzimas de biotransformação de todo o organismo e no intestino, cerca de 20%.
As reações de detoxificação são divididas em 3 fases:
Fase I, II e III.
A Fase I também é conhecida de Biotransformação (ou Bioativação) e é realizada por várias enzimas hepáticas e extra-hepáticas como: Xantina Oxidase, Quinona Redutase, Citrocomo P450 entre outras, sendo esta última de maior importância (realiza reações de oxidação, hidrólise ou redução).
Quando uma substância é biotransformada (Fase I), ela está sendo preparada para a reação de conjugação (Fase II) porém em alguns casos as substâncias são prontamente eliminadas após a Fase I.
É importante mencionar que na Fase I as reações de biotransformação também são chamadas de bioativação,isso porque, muitas vezes, o produto gerado é mais tóxico ou reativo que a substância anterior (substrato). Sabe-se que 90% das substâncias carcinogênicas às quais o organismo está exposto requerem a bioativação antes de atuarem como carcinógenos.
A Fase II tem como objetivo principal transformar as toxinas (formadas na Fase I) em moléculas passíveis de excreção (hidrossolúveis) neutralizando sua possível reatividade. Esta Fase é subdividida em 2 etapas, na primeira acontece a síntese da molécula que será transferida(doador) e na segunda ocorre sua conjugação ao xenobiótico (toxinas). Nesta fase participam enzimas chamadas de sintetases (etapa 1) e transferases (etapa 2) , tais como: acetila (acetil Côa), Aminoácidos (glicina, taurina, glutamina), MEtila (SAME), Glutationa, entre outras.
Na Fase III, da-se o destino final da substância que foi metabolizada nas fases anteriores. Aqui ela pode ser considerada uma ex-toxina pois já é um metabólito excretável, então ela será transportada para a circulação (fora da célula).Esta ação é realizada pela P-glicoproteína, que transporta o metabólito para sua eliminação.
A capacidade de detoxificação é influenciada por fatores genéticos (polimorfismos), pelo estado nutricional, sexo, idade, atividade física, carga tóxica recebida do meio ambiente, uso de medicamentos e doenças, em especial as hepáticas.
Nutrientes como vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, tocoferol, ferro, cálcio, magnésio, cobre, zinco são também importantes para a função do citocromo P450.

Referência:
- Paschoal, V.; Naves, A; Fonseca, A. N. B. L. - Nutrição Clínica Funcional, 6 :169 – 208, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário