quarta-feira, 16 de março de 2011

AMBIENTE OBESOGÊNICO

Nutrição Funcional no tratamento da obesidade: O Ambiente Obesogênico


A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública da última década. Ela é caracterizada como uma doença com forte base genética, porém com etiologia multifatorial, ou seja, apesar dos genes representarem grande importância no desenvolvimento da obesidade, hoje é consenso que o ambiente (tipo de alimentação, estilo de vida, exposição às toxinas e fatores psicológicos) é o maior contribuidor para o seu desenvolvimento. Hipócrates, o pai da medicina, que viveu na Grécia há 2.400 anos atrás, já afirmava que as doenças originavam-se da natureza e por ela poderiam ser curadas, através de um equilíbrio com o meio ambiente, os alimentos ingeridos e com a paz de espírito.

Podemos observar claramente as mudanças de estilo de vida e padrão alimentar das pessoas, nos últimos 50 anos. Nossos hábitos de vida sofreram grandes transformações. Hoje nós nos alimentamos de forma muito diferente, respiramos um ar diferente e estamos em contato com substâncias sintéticas e toxinas ambientais que nem existiam até então. Além disso, nós nos movimentamos menos e temos um estilo de vida muito mais estressante do que antigamente.

Foi com a chegada da industrialização e da modernização que muita coisa mudou nos nossos hábitos e estilo de vida. E todas estas mudanças estão incluídas em um ambiente favorável a obesidade, o qual chamamos de ambiente obesogênico. A interação deste ambiente com os fatores genéticos que cada indivíduo carrega é que determina o desenvolvimento ou não da obesidade, e isso pode variar entre indivíduos, inclusive da mesma família.

Os estudos demonstram que um indivíduo pode ser programado metabolicamente, ainda na vida intra-uterina, para apresentar obesidade ou não, pois o ambiente a que ele é exposto na fase de desenvolvimento fetal pode gerar alterações (epi)genéticas que levam ao desenvolvimento da obesidade. Portanto mamães, cuidado! A qualidade da sua alimentação interfere diretamente na saúde de seu filho. Mas é importante mencionar que, a manifestação clínica da obesidade pode se evidenciar somente quando o indivíduo for exposto a este ambiente obesogênico. É claro, que o início e a evolução da obesidade podem aparecer mais cedo em pessoas predispostas genéticamente. Desta forma, fica fácil entendemos porque algumas pessoas que sempre foram magras, se tornam obesas em certo momento da vida.

Vejam as principais características deste ambiente obesogênico:

- Alimentação desregrada e altamente calórica, rica em:

*doces, frituras e gorduras trans

*corantes, conservantes e outros aditivos

*deficiente em fibras

*com baixo valor nutricional;

- Estilo de vida estressante e sedentário;

- Exposição a poluentes e toxinas ambientais;

A evolução da ciência da Nutrição nos mostra, cada vez mais, como os nutrientes, presentes naturalmente nos alimentos, podem nos proteger de doenças e ainda podem auxiliar no tratamento das mesmas. Não podemos nos esquecer que estes nutrientes formam nossas células e mantém nosso corpo em pleno funcionamento.

Com base nestes conhecimentos, podemos concluir que se tivermos uma alimentação adequada conseguiremos efetivamente evitar doenças importantes, como a obesidade. Portanto, antes de comer alimentos que não trarão benefícios a nossa saúde (ao contrário, trarão malefícios) devemos pensar que “somos aquilo que comemos”.



Vanessa Freire P. L. De Nadai


Nutricionista CRN 10357


Especialista em Nutrição Funcional e Fitoterapia


Pós graduanda em Nutrição Ortomolecular


Consultório: Rua Dr Adhemar de Barros, 94 – Terra Nova – Valinhos


F: 19 41170309 / 91075185


e-mail: vanessadnnutri@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário