quarta-feira, 19 de maio de 2010

Matéria muito legal sobre ALFARROBA

"As Propriedades do chocolate de Alfarroba"






A Alfarroba, nome derivado do árabe Al Karrub que significa “a vagem”, é um Fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.), árvore nativa da Costa do Mediterrâneo e em muitos países da bacia mediterrânea, normalmente em locais secos com solos pobres. É cultivada desde a antiguidade. Do fruto da Alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente, de onde é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.

A farinha de alfarroba (carob powder) é obtida pela trituração e posterior torrefação da polpa da vagem e torna-se um excelente substituto ao cacau.Alfarroba é uma planta da família das leguminosas, cujas sementes são utilizadas para preparar um pó que substitui o cacau em muitas receitas. A goma é usada como espessante em iogurtes e outros alimentos industrializados. Tem um sabor delicioso, adocicado, de chocolate amargo, que substitui o cacau. Na Europa, principalmente na Espanha, a alfarroba já é acrescentada a vários docesA vagem da alfarroba e extrato das folhas contém agentes antiproliferativos (do câncer) que podem ter ação importante do desenvolvimento de alimentos funcionais ou drogas quimiopreventivas. Observou-se também a presença de epigalocatequinas, epicatequinas e proantocianidinas, as quais são substancias altamente antioxidantes.Alguns estudos com cobaias mostraram redução de tumores com o consumo de alfarroba. E outros estudos realizados com diabéticos mostrou redução do índice glicêmico com o consumo de alfarroba.

Tem sido usada contra a gastroenterite, para tratamento de desordens intestinais como (diarréias e obstipação), para regular a disgestão, falta de apetite e anemia.

Não foram encontradas quaisquer contra-indicações para o uso da alfarroba, porém, deve ser consumida em doses moderadas, uma vez que contém grandes quantidades de taninos que, assim como o café e o cacau, inibem a absorção de nutrientes pelo organismo.

Os frutos são nutritivos, devido ao seu alto teor de açúcar, adocicados e ligeiramente laxantes. As sementes podem ser trituradas e usadas em substituição do chocolate praticamente em todas as receitas. O pó das sementes contém pectina, boa para regular a digestão.

O pó de alfarroba possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.

Embora apresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras, cerca de 18% (celulose e hemicelulose). Ainda possui alto teor de vitamina B1, B2 e cálcio (352 mg/100 g).

O fato de não haver açúcar (sacarose) torna o produto light, e permite boa aceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. A alfarroba ainda se destina as pessoas que buscam hábitos saudáveis, que incluam nutrientes funcionais, aos hipertensos, com dislipidemias e risco de doença cardiovascular, devido seu alto teor de fibras, a todos que desejam emagrecer, às pessoas que são alérgicas ao chocolate e/ou cafeína e as que não podem consumir leite de vaca e derivados, por nao possuir lactose ou proteinas de soro de leite.



Desejamos à você uma ótima semana!!

GRUPO TÉCNICO DO PORTAL NUTRIÇÃO E SAÚDE NA TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário