sexta-feira, 11 de abril de 2014

Gluten

Nossa, percebi que ainda tem gente que entra no meu Blog....bora voltar a escrever aqui....
Bom, ontem escrevi uma matéria curta sobre o Glúten, só pra explicar um pouco sobre ele, já que tem tanta gente que não sabe o que é, e porque um monte de gente está excluindo o Glúten da sua alimentação...olha, posso dizer que não é só por modismo não..... Um Bom Final de Semana  =)




ENTENDENDO O GLUTEN


                                                                         Vanessa Freire P. Lima De Nadai
Nutricionista Especialista em Nutrição Funcional, Ortomolecular e Fitoterapia 



Glúten é uma proteína formada pela mistura de longas cadeias protéicas conhecidas por: Glutenina e Gliadina. O glúten está presente naturalmente na semente de alguns cereais como: trigo, cevada, centeio  e até mesmo na aveia (avenina) .


Proteínas são moléculas de grande dimensão, também chamadas de macromoléculas, constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. E por serem macromoléculas são consideradas de difícil digestão. O Glúten, por ser uma proteína, também é uma molécula difícil de ser digerida e por isso pode ser associada a patologias e complicações a saúde humana. O glúten em muitas pessoas, quando entra na corrente sanguínea, é sinalizado pelo Sistema Imune como um invasor, assim, há produção de anticorpos e substâncias inflamatórias para combater este corpo estranho, trazendo muitos prejuízos a este o organismo. A exposição constante a esta proteínas, por indivíduos susceptíveis, aumenta a probabilidade de sensibilização a ela, favorecendo o surgimento de diversos sintomas, tais como: anemia, osteoporose, doença do intestino irritável, doença inflamatória do intestino, fadiga, aftas, artrite reumatóide, lúpus, esclerose múltipla, e quase todas as outras doenças auto-imunes, além de  desordens psiquiátricas e neurológicas, incluindo ansiedade, depressão, esquizofrenia, demência, enxaqueca, epilepsia e neuropatia e  autismo.


A patologia mais conhecida é a Doença Celíaca, que é uma intolerância severa e permanente ao Glúten, caracterizada por atrofia total ou parcial da mucosa intestinal com conseqüente inflamação, aumento de permeabilidade e má absorção de nutrientes, em indivíduos geneticamente susceptíveis. Outra complicação é a Sensibilidade ao Glúten, que é caracterizada pela resposta imunológica anormal ao Glúten ingerido, em indivíduos geneticamente susceptíveis, esta é considerada uma doença auto-imune sistêmica com manifestações diversas. A sensibilidade ao glúten em indivíduos não celíacos é conhecida por Síndrome do Glúten, e pode estar associado a sintomas de ataxia, eczema e Síndrome do Intestino Irritável.


Estudos recentes demonstraram que as Sensibilidades ao Glúten e Doença Celíaca aumentaram a incidência em 400%. O problema é que apenas 1% das pessoas com estes problemas foram realmente diagnosticadas, e isso significa que 99% sofrem sem saber. A Doença Celíaca afeta 1 a cada 100 pessoas.


É preciso que se faça uma série de investigações para se chegar ao diagnóstico de Doença Celíaca, porém devido ao aumento de sintomas apresentados pelos pacientes, relacionados a intolerância ao glúten, somos direcionados para condutas exclusivas de tal proteína, entretanto é importante que seja feito um acompanhamento com profissional nutricionista especializado, para que o paciente aprenda a se alimentar de maneira adequada sem que haja carências nutricionais.


           


Referências:


BAPTISTA, M.L. Doença celíaca: uma visão contemporânea. Pediatria; 28(4): 262-271, 2006.


CARREIRO, D.M. Alimentação: Problema e solução para doenças crônicas. 2 ed. São Paulo: Metha, 2008.


http://www.vponline.com.br/blog


http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.com.br/2012/04/mais-sobre-sensibilidade-ao-gluten.html