quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GRÃO DE BICO....BOM PRA VC FICAR + FELIZ

1)      Quais as principais características do Grão de Bico?

R: Nome científico:  Cicer Arietinum
       Popularmente, em alguns estados brasileiros, o Grão de Bico é conhecido como Cabeça de carneiro,   Café francês, Ervanço,  Ervilha de galinha,  Ervilha de bengala, Gravanço
- È de origem Turca
- % da produção mundial: India
*Alguns estudos sugerem que o Grão de Bico apresenta um poder afrodisíaco
- Aqui no Brasil ele não é muito consumido devido o seu alto custo (pode chegar até 5x + q o preço do Feijão)
Em relação ao seu perfil nutricional, o Grão de Bico é considerado uma Boa fonte de Carboidratos (100g – 160 kcal – sendo indicado para casos de fadiga), tb é boa fonte de Proteínas(9 g – músculo – indicada para atletas e praticantes de atividade física), contém Vitaminas do complexo B especialmente Ácido Fólico(indicada para gestantes, casos de infertilidade, pois favorece a ovulação e para pessoas com risco cardiovascular – homocisteína elevada), Tb contém um bom teor de Fibras , especialmente as do tipo solúveis(7,5 g – indicada para auxiliar no controle da glicemia e do colesterol), além disso contém bom percentual de Cálcio(indicada para pacientes com Osteoporose) e Ferro(3 mg – indicada para pessoas com Anemia)
2) É verdade que o Grão de Bico pode beneficiar pessoas com depressão?


R: Sim. O GB é riquíssimo em Triptofano , um aminoácido importantíssimo ao organismo / Funções do Triptofano:

- aa precursor de serotonina e melatonina (neurotransmissores do bom humor e do sono, respectivamente)/ Assim, o grão de bico é considerado um ótimo alimento para pessoas deprimidas e com insônia.

- Além disso, tb é indicado para pessoas com anemia, já que possui boas concentrações de Ferro de boa biodisponibilidade.

- No caso da formação da serotonina é importante ressaltar que para q ela seja formada, outros nutrientes Tb são importantes como cofatores que atuam juntamente com Triptofano na formação da serotonina: B6, B9, B12, magnésio, ácido fólico e vitamina C.

3) Com relação a depressão, sabemos que o GB pode auxiliar na melhora do quadro, mas existem alguns alimentos que devem ser evitados?


R: podemos dificultar a produção de serotonina devido a ingestão de alguns alimentos como: açúcares e farinhas refinadas, pois há uma concorrência entre alguns nutrientes,dificultando a formação da serotonina. O ideal então, é reduzir o máximo possível consumo de açúcar, cafeína e gorduras trans (carnes, biscoitos, margarinas, pipoca de microondas, entre outros).Porém aumentando o consumo de carboidratos complexos integrais, como um arroz integral, macarrao integral, quinua em flocos ou grão, aveia em flocos, entre outros, isso é revertido.

Ahhh, tb é fundamental é aumentar a atividade dos receptores para serotonina nos neurônios, e isso conseguimos através de alguns nutrientes como o cromo, que é encontrado em grãos integrais, levedo de cerveja, cogumelo, aspargo, ameixa e nozes.

A participação do ômega-3 tb deve ser ressaltada, pois ele está presente nas membranas lipídicas neuronias, melhorando a transmissão nervosa e a transmissão dos impulsos elétricos pela eficiente troca de íons. Fontes de ômega-3 são: azeite, linhaça, óleo de peixe, atum, salmão, e outros peixes.

E outro alimento que podemos associar ao consumo de GB é o Chocolate rico em cacau, pois ele (o cacau) contém tb bastante triptofano, que aumenta a serotonina melhorando o humor, estimulando a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental. Uma dica é consumir cacau em pó, preferencialmente orgânico, ou mesmo chocolate amargo, com no minimo 70% de cacau

RECEITAS:
Patê de grão de bico


6 col de sopa de grão de bico cozido, 1 col de chá de mostarda, 1 col de sopa de azeite, 2 col de sopa de salsa, 2 dentes de alho, 1 col de sopa de maionese, Suco de 1 limão

Bater tudo no liquidificador.



Homus

2 pacotes de grão de bico, Sal marinho à gosto, 1 col de sopa de gergelim integral, 5 col de sopa de suco de limão, 2 cabeças de alho amassadas, 8 colheres de sopa de tahine, 3 col de sopa de azeite de oliva extra virgem, 2 copos de água

Cozinhe o grão de bico com a água.Bata no liquidificador com os demais ingredientes, até obter um creme homogêneo.

Sirva gelado.

COM GRÃO DE BICO DÁ PRA FAZER DOCES, PASTAS E PATÊS, ENSOPADOS, SOPAS, HAMBURGUERES E ATÉ SORVETE....

É ISSO AÍ.....VAMOS CONSUMIR GRÃO DE BICO E SERMOS MAIS FELIZES!!!




sábado, 11 de setembro de 2010

L Theanine É TD DE BOMMM

  A L theanine é um aminoácido encontrado quase que exclusivamente nas folhas da Camelia Sinensis...mais conhecida como chá verde, e tem propriedades muito legais contra estresse, ansiedade, falta de concentracao depre...etc...uma substância totalmente natural e segura, sem efeitos colaterais ou interações com drogas...ah, e não vicia.

  Nas folhas da Camelia...ops chá verde, podemos encontrar formas diferentes de theanine: D-e L-theanine,mas apenas o L-theanine é ativa no organismo.

  Propriedades da L-Theanine:

A L-theanine atravessa a barreira cérebral, aumentando os níveis de GABA e dopamima, dois neurotransmissores relacionados com o estado de relaxamento, tranqüilidade e bem-estar em geral. A gama-ácido aminobutírico, ou GABA tem ação calmante e relaxante(é o nosso freio - segundo meu prof. Dr Carlos Jaldin) e é muito importante para controlar a ansiedade e angústia, e que nos ajuda a ser mais calmo e relaxado durante nossas atividades diárias. A dopamina melhor humor, ajudando a melhororar o humor e o estado de espírito.

  A L-theanine não causa sonolência ou letargia...e além de reduzir o nível de tensão mentais e emocionais, tb aumenta a capacidade de concentração e o desempenho mental..
Ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Reduz a ansiedade e estresse.

Neutraliza os efeitos do estimulante cafeína.


OU SEJA...É TD DE BOMMMM!!!